Quem Somos

Lar Infantil Lygia Hans

 O Lar Infantil Lygia Hans, fundado em 28 de outubro de 2000, é uma instituição sem fins lucrativos, ligada a instituição Adventista do sétimo dia, tem capacidade de acolhimento a 10 crianças, desenvolvendo suas ações sociais na comunidade Campo-Grandense e se adequando às legislações, deliberações e orientações técnicas para o serviço de acolhimento.
O serviço ofertado é na modalidade Casa-Lar, proporcionando um ambiente mais familiar, trabalhando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com o propósito de promover a reintegração familiar, a colocação em família extensa ou auxiliar no processo de adoção de acordo com o caso e/ou mediante aval do Poder Judiciário. A promoção dos direitos do público atendido está em acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que além de estimular hábitos e atitudes de autonomia e desenvolvimento nos quesitos educacional e profissional (quando há idade suficiente para tal). 


O que Nós Fazemos

O Lar Infantil Lygia Hans atende crianças/adolescentes que estão vivenciando a situação de acolhimento institucional, medida excepcional e provisória prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, cujos direitos foram violados. A vinda para uma instituição de acolhimento representa na vida de uma criança/adolescente um momento de ruptura e crise, pois além de ter vivido uma situação extrema que a levou ao acolhimento, a criança/adolescente vivencia perdas e separações diversas, como por exemplo: sua casa, seus pertences pessoais, pessoas próximas, vizinhos, amigos, escola, etc.
A experiência institucional deve se constituir em um ambiente reparador, onde a criança/adolescente tenha a chance de elaborar as situações vividas, entendendo sua situação atual e podendo construir planos futuros. É dever institucional e de seus educadores auxiliar a cada criança/adolescente neste processo de reconstrução, a partir de um trabalho personalizado. Este é um dos objetivos do serviço de acolhimento e é ao mesmo tempo um grande desafio!